Encontra-se no site Teaching on-line journalism, da autoria de Mindy Mcadams, o post Journalists must build a personal brand: 10 tips.
Gostei do que li, acho que o artigo tem dicas bastante interessantes que podem e devem ser aproveitadas por jornalistas recentemente formados: trata-se de uma pequena orientação para estes construirem uma boa reputação e darem-se a conhecer no seu mercado de trabalho.
Como construir a nossa própria reputação?
Como dar a conhecer a nossa própria marca pessoal?
Aqui estão as dez dicas traduzidas:
1- As pessoas que trabalham na tua área devem saber quem tu és;
2- Alguém que pesquise no Google o teu primeiro e último nome deve ser capaz de descobrir quem tu és;
3- O teu perfil on-line deve demonstrar que tu és um jornalista ético e sério;
4- As amostras dos teus melhores trabalhos devem ter um link na tua homepage ou blog: é aconselhável estarem sempre on-line;
5- A tua real experiência de trabalho deve ser fácil de encontrar e deveremos ser capazes de examiná-la rapidamente. As pessoas quererão verificar esses dados, portanto as datas devem constar de forma clara e não confusa. Por exemplo: “Junho – Agosto 2006” é suficientemente claro e honesto. Sempre que fizeres uma lista com os trabalhos que já efectuaste, se for possível, acrescenta sempre os respectivos links. Os links dão mais credibilidade ao teu trabalho.
6- Certifica-te de que as tuas páginas on-line podem ser lidas facilmente em vários telemóveis, incluindo o iPhone.
7- Se o teu currículo estiver em formato PDF, certifica-te de que a informação mais relevante acerca do teu trabalho, (como freelancer também) se encontra on-line, em HTML, sem ser única e exclusivamente em PDF. O Word não é muito bom para currículos on-line. O Google Docs é mais aconselhável.
8- As pessoas que poderão querer contratar-te deverão conseguir encontrar o teu contacto facilmente. Se possuíres um e-mail, consulta-o diariamente ou então mais do que uma vez por dia.
9- Precisas de ser notório, visível, de ser visto. As pessoas devem ver o teu nome em comentários on-line, retweets, etc.
10- As pessoas on-line deverão indicar-te, apontar o teu nome de vez em quanto. Este facto dá mais autoridade, reconhecimento ao teu trabalho. A construção de uma boa reputação recai sobretudo no reconhecimento do teu nome.
Espero que vos sejam úteis 🙂
Fonte: Teaching On-line Journalism
eu queria saber como se constroi um jornal pessoal tenho dificuldade em fazer um