Precisamente na altura em que o jornalismo impresso está a entrar em declínio, o jornal alemão “Die Zeit” acaba de viver os dois melhores anos da sua história.
Segundo Giovanni Di Lorenzo, o director do jornal alemão, o segredo principal foi apostar em artigos longos, documentados, sérios e difíceis; estudar em pormenor as necessidades dos leitores e ignorar todos os conselhos dos assessores de media.
Ao contrário de muitos directores de jornais que responsabilizam somente a internet pela ruína da imprensa, Di Lorenzo vai mais longe e aponta a “falta de credibilidade e o abandono da qualidade” dos jornais actuais.
O sedentarismo é que é o verdadeiro cancro do jornalismo impresso: se o trabalho de investigação do jornalista se cingir apenas à internet então comecem a encerrar as redacções porque a guerra está mais do que perdida. É preciso sair da cadeira confortável e ir para rua encontrar mais informação e novas histórias: essa é que é a verdadeira génese do jornalismo. Outro factor importante, se tratarem o leitor com inteligência ele corresponde na perfeição, o mesmo já não acontece se a tendência for para estupidificá-lo.
Ora vejam a entrevista que Giovanni Di Lorenzo concedeu ao “El País“, está bastante interessante.
Através do site www.clubedejornalistas.pt