One comment on “JORNALISMO IMPRESSO SOBREVIVE

  1. Acerca deste artigo Paul Driver, Angelo Melo e Andreia Carreira escreveram os seguintes comentários no Comunicamos:

    Paul Driver: “Perhaps “Newspapers Will Survive (but somewhere else and for a limited time) would have been a more appropriate title… As for the future of the press in developed countries, it’s now obvious that they will not survive in their current form.”

    Angelo Melo: a inovação tecnológica desenvolve-se a um ritmo espantoso, as novidades de hoje ficam ultrapassadas em tempo record,a informação impressa é cada vez mais especializada, basta ver a profusão de titulos, a informação on-line processa-se em tempo real, os titulos generalistas mantêm-se com alguma dificuldade, apenas os jornais de referência se mantêm, o futuro no mundo ocidental caminha para as comunicações digitais, ao mesmo tempo que países subdsenvolvidos têm o seu desenvolvimento na impressão, fruto do seu atrazo tecnológico, certamente porém que se irá sempre manter a ligação à informação impressa ainda que não aumente a sua tiragem, ainda existe uma ligação afectiva ao papel e ao deleite da leitura. O apocalipse da informação impressa vai demorar gerações até ao seu ocaso.

    Andreia Carreira: Apesar dos enormes progressos tecnológicos penso que a imprensa escrita permanecerá. É claro que no mundo digital a informação é actualizada a cada instante, quase a cada segundo. Mas é verdade também que ainda há muita gente que não confia plenamente na credibilidade/ veracidade dessa informação, como é no caso do nosso país. Por muito que custe admitir os portugueses ainda estão um pouco reticentes nesse aspecto.
    Mas, realmente o formato digital parece querer derrubar a imprensa escrita, mas essa não será tarefa fácil dado que a maioria das pessoas tem por hábito comprar sempre,diariamente, determinado jornal, no qual deposita confiança na sua informação. Perante esta ameaça se justifica o facto da imprensa escrita ter vindo a postar numa nova relação com o leitor e com o próprio mercado, de forma a criar alternativas para não ser posta de lado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s